SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número03Diferenças e semelhanças entre os alunos de humanidades da USP: vida acadêmica e profissionalA evasão no ensino superior brasileiro: o caso da UFMG índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

BALZAN, Newton Cesar; LOPES, Jairo de Araujo  y  SORDI, Mara Regina Lemes de. A cultura de avaliação em construção. Avaliação (Campinas) [online]. 2003, vol.08, n.03, pp.133-159. ISSN 1414-4077.

Entendendo a Avaliação Institucional (A. I.) como processo e contando sempre com a participação da Comunidade Acadêmica, a PUC-Campinas vem construindo, ao longo dos últimos 21 anos, sua cultura de avaliação. Os resultados alcançados constituíram as bases para a elaboração do Projeto Pedagógico da Universidade que desencadeou uma série de seminários e eventos afins, fazendo aflorar junto à Administração, docentes e estudantes a consciência sobre a problemática reinante no ensino de graduação e de pós-graduação. Com a criação da Comissão Central de Avaliação Institucional (CAINST) a Avaliação passou a fazer parte do dia-a-dia da Universidade, sendo seus resultados divulgados e discutidos junto às 38 Faculdades que a constituem. Relações de reciprocidade foram estabelecidas com outras Comissões e Coordenadorias direcionadas ao ensino de graduação e de pós-graduação. As etapas da A. I., previstas para o período 2003-2007 fazem parte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da Universidade.

Palabras clave : Avaliação Institucional; PUC-Campinas; Cultura de Avaliação; Relato de Experiência; Avaliação em Construção.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )