SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número03Evasão dos alunos do Programa de Pós-Graduação da FEUSP: 1990 a 2000O Exame Nacional do Ensino Médio - O ENEM: uma auto-avaliação para quem? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

VIEIRA NETO, João. Uma abordagem qualitativa em avaliação de instituições de ensino superior. Avaliação (Campinas) [online]. 2003, vol.08, n.03, pp.229-246. ISSN 1414-4077.

Neste trabalho utilizou-se a técnica de análise multivariada - Análise de Clauter - para interpretação de dados. Foram utilizados dados da avaliação institucional da Unochapecó/2002. A análise direcionou-se à avaliação dos professores pelos discentes, procurando investigar as questões: - De um modo geral, como os alunos avaliam os professores da Unochapecó em relação às variáveis solicitadas? Como os alunos dos diferentes cursos avaliam os professores da Unochapecó em relação às mesmas variáveis? Foi possível identificar três padrões de avaliação, o que permitiu agrupar os cursos em três grupos. Os resultados sugerem que existe um comportamento diferenciado da avaliação dos professores em função das particularidades de suas áreas de atuação.

Palavras-chave : Análise Multivariada; Análise de Clauter; Avaliação Institucional; Avaliação de Professores; Técnicas de Avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )