SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 issue03Uma abordagem qualitativa em avaliação de instituições de ensino superior author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077

Abstract

ZANCHET, Beatriz Maria Boéssio Atrib. O Exame Nacional do Ensino Médio - O ENEM: uma auto-avaliação para quem?. Avaliação (Campinas) [online]. 2003, vol.08, n.03, pp.247-268. ISSN 1414-4077.

Este texto, parte da pesquisa desenvolvida no Curso de Doutorado, discute os pressupostos conceituais e a estruturação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) sobre uma Matriz de Habilidades e Competências. Tornou-se importante uma olhada histórica sobre os sistemas de avaliação implementados no Brasil, para podermos discutir o surgimento do ENEM na configuração de um Estado que expressa a competitividade como parâmetro para a melhoria da qualidade educacional. Apresentamos uma breve discussão sobre a condição de esse Exame ser uma avaliação por competência ou uma comparação de resultados, evidenciando que essa prática avaliativa, embora seja considerada uma oportunidade de o aluno se auto-avaliar, tem seus resultados aferidos/verificados pelo Estado. Essa perspectiva nos encaminhou para uma reflexão no sentido de apreender as possíveis repercussões do ENEM no contexto das escolas brasileiras.

Keywords : Avaliação Nacional; Avaliação por Competência; Prática Pedagógica; ENEM; Educação Brasileira.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )