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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)
versão impressa ISSN 1414-4077
Resumo
ZANCHET, Beatriz Maria Boéssio Atrib. O Exame Nacional do Ensino Médio - O ENEM: uma auto-avaliação para quem?. Avaliação (Campinas) [online]. 2003, vol.08, n.03, pp.247-268. ISSN 1414-4077.
Este texto, parte da pesquisa desenvolvida no Curso de Doutorado, discute os pressupostos conceituais e a estruturação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) sobre uma Matriz de Habilidades e Competências. Tornou-se importante uma olhada histórica sobre os sistemas de avaliação implementados no Brasil, para podermos discutir o surgimento do ENEM na configuração de um Estado que expressa a competitividade como parâmetro para a melhoria da qualidade educacional. Apresentamos uma breve discussão sobre a condição de esse Exame ser uma avaliação por competência ou uma comparação de resultados, evidenciando que essa prática avaliativa, embora seja considerada uma oportunidade de o aluno se auto-avaliar, tem seus resultados aferidos/verificados pelo Estado. Essa perspectiva nos encaminhou para uma reflexão no sentido de apreender as possíveis repercussões do ENEM no contexto das escolas brasileiras.
Palavras-chave : Avaliação Nacional; Avaliação por Competência; Prática Pedagógica; ENEM; Educação Brasileira.