SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número03Uma abordagem qualitativa em avaliação de instituições de ensino superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

ZANCHET, Beatriz Maria Boéssio Atrib. O Exame Nacional do Ensino Médio - O ENEM: uma auto-avaliação para quem?. Avaliação (Campinas) [online]. 2003, vol.08, n.03, pp.247-268. ISSN 1414-4077.

Este texto, parte da pesquisa desenvolvida no Curso de Doutorado, discute os pressupostos conceituais e a estruturação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) sobre uma Matriz de Habilidades e Competências. Tornou-se importante uma olhada histórica sobre os sistemas de avaliação implementados no Brasil, para podermos discutir o surgimento do ENEM na configuração de um Estado que expressa a competitividade como parâmetro para a melhoria da qualidade educacional. Apresentamos uma breve discussão sobre a condição de esse Exame ser uma avaliação por competência ou uma comparação de resultados, evidenciando que essa prática avaliativa, embora seja considerada uma oportunidade de o aluno se auto-avaliar, tem seus resultados aferidos/verificados pelo Estado. Essa perspectiva nos encaminhou para uma reflexão no sentido de apreender as possíveis repercussões do ENEM no contexto das escolas brasileiras.

Palavras-chave : Avaliação Nacional; Avaliação por Competência; Prática Pedagógica; ENEM; Educação Brasileira.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )