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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

SILVA JUNIOR, João dos Reis; CATANI, Afrânio Mendes  e  GILIOLI, Renato de Sousa Porto. Avaliação da educação superior no Brasil: uma década de mudanças. Avaliação (Campinas) [online]. 2003, vol.08, n.04, pp.09-29. ISSN 1414-4077.

Este artigo tem o objetivo de analisar as transformações ocorridas no sistema de avaliação da educação superior brasileira nos últimos dez anos, uma vez que nesse período os procedimentos avaliativos ganharam centralidade nas reformas desse nível de ensino. Destacam-se concepções distintas de avaliação, que vão desde modelos de avaliação emancipatória - representados pelo PAIUB (Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras) e pelo SINAES (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), este último ainda em processo de discussão - até aqueles promovidos pelas políticas do governo Fernando Henrique Cardoso, nas quais um dos pontos centrais baseava-se fundamentalmente em medições quantitativas, tais como o rankeamento das instituições de ensino superior. Até o presente momento, o Governo Lula tem apresentado uma postura pautada pela indefinição no que se refere à adoção hegemônica de um desses dois modelos antagônicos.

Palavras-chave : Sistema de Avaliação; Educação Superior; SINAES; Avaliação Emancipatória; Reformas do Estado; Exame Nacional de Cursos ("Provão").

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