SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número04O referencial teórico e histórico da avaliação institucional no Brasil Pós-Constituição de 1988Satisfacciones, frustraciones e incertidumbres en los procesos de evaluación y de planeamiento estratégico: reflexiones personales a partir de una experiencia concreta índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

PAULA, Maria de Fátima de. A perda da identidade e da autonomia da universidade brasileira no contexto do neoliberalismo. Avaliação (Campinas) [online]. 2003, vol.08, n.04, pp.53-67. ISSN 1414-4077.

O artigo trata da perda da identidade e da autonomia da universidade brasileira no contexto do neoliberalismo. Para tal, a análise aborda as políticas públicas para a educação superior implementadas, sobretudo, a partir dos anos 1990. São levantadas questões tais como a mudança do conceito de universidade, a desfiguração do conceito de autonomia universitária, a aceleração do processo de privatização do sistema de ensino superior, com a inserção das universidades na lógica do capital. Ao lado dessas transformações, são apontados a banalização crescente do sentido da formação universitária e os controles cada vez mais intensos do Estado, do MEC e das agências de fomento à pesquisa sobre a educação superior, através do sistema de avaliação. Ao final do texto, são propostas algumas alternativas às críticas formuladas.

Palavras-chave : Universidade; Identidade; Autonomia; Privatização; Avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )