SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número04A construção de um processo de avaliação institucional: relação teoria e práticaReflexões sobre a avaliação de teses e dissertações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

VILLAS BOAS, Benigna. Práticas avaliativas no contexto do trabalho pedagógico universitário: formação da cidadania crítica. Avaliação (Campinas) [online]. 2003, vol.08, n.04, pp.103-120. ISSN 1414-4077.

O texto analisa o papel da avaliação no contexto do trabalho pedagógico universitário comprometido com a formação da cidadania critica. Discute-se o entendimento de trabalho pedagógico, assim como analisam-se as características dos alunos que chegam à universidade e dos professores que com eles interagem. Apresenta-se a avaliação como aliada de ambos, com o propósito de identificar e analisar o que foi aprendido e o que ainda não foi, para que se reorganize o trabalho de maneira que a aprendizagem ocorra. Finaliza-se o texto com a proposta do seguinte desafio: como todos os professores universitários são professores-formadores, já que contribuem para a formação da cidadania critica por meio de todas as disciplinas e atividades dos cursos, cabe-lhes adotar práticas avaliativas articuladas ao trabalho pedagógico baseado na reflexão, construção, criatividade, parceria, auto-avaliação e autonomia, princípios que se referem tanto ao trabalho do aluno como ao do professor.

Palavras-chave : Avaliação; Educação Superior; Trabalho Pedagógico; Formação de Professores; Formação da Cidadania.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )