SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número04Reflexões sobre a avaliação de teses e dissertaçõesAvaliando experiências concretas de parceria na formação de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

SIQUEIRA, Angela C. de. As reformas do ensino superior no Chile e China. Avaliação (Campinas) [online]. 2003, vol.08, n.04, pp.141-161. ISSN 1414-4077.

O objetivo deste trabalho é evidenciar alguns aspectos das reformas de ensino superior no Chile e na China, principalmente nos anos 1980, indicando similaridades quanto às diretrizes das mudanças introduzidas. O fio condutor de tais mudanças está no fortalecimento da perspectiva de gestão empresarial/de mercado no âmbito das esferas governamentais, aí incluídas a educacional, reforçando uma postura individualista, competitiva, avaliada por resultados mais imediatos e passíveis de serem quantificáveis/ mensuráveis/ padronizáveis. Tal perspectiva acabou se espraiando por diversos países, através da influência e de projetos e estudos desenvolvidos/ apoiados pelo Banco Mundial, afetando sobremaneira os objetivos, o comportamento, a administração, a organização, o financiamento, o acesso, a oferta de cursos, a definição e desenvolvimento da pesquisa, o referencial de avaliação do ensino superior, etc. Contudo, as conseqüências das reformas têm levado a algumas resistências.

Palavras-chave : Ensino Superior; Reforma Educacional; Política Educacional; Banco Mundial; Chile; China.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )