SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 issue04As reformas do ensino superior no Chile e ChinaA auto-avaliação no ensino superior como dispositivo analisador dos processos de subjetivação: da avaliação-consumo à avaliação-produção author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077

Abstract

FOERSTE, Erineu  and  LUDKE, Menga. Avaliando experiências concretas de parceria na formação de professores. Avaliação (Campinas) [online]. 2003, vol.08, n.04, pp.163-182. ISSN 1414-4077.

O artigo discute experiências de parceria na formação de professores. Partindo de uma breve contextualização do debate, introduz questões sobre o conceito de parceria. Destaca aspectos considerados relevantes nas discussões atuais no Québec sobre profissionalização docente e suas interfaces com a parceria, ressaltando contribuições desse processo para encaminhamentos interinstitucionais recentes de questões consideradas críticas na formação docente. Analisa uma experiência concreta de parceria na formação dos profissionais do ensino no Brasil. O texto indica controvérsias e possíveis conquistas que a parceria apresenta ao processo de socialização profissional do magistério, chamando a atenção para a necessidade de novas pesquisas.

Keywords : Parceria; Formação de Professores; Profissionalização Docente; Universidade e Escola Básica.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )