SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número04Avaliando experiências concretas de parceria na formação de professoresAvaliação: sentido e complexidade índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

AMADO, Luiz Antonio Saléh. A auto-avaliação no ensino superior como dispositivo analisador dos processos de subjetivação: da avaliação-consumo à avaliação-produção. Avaliação (Campinas) [online]. 2003, vol.08, n.04, pp.183-205. ISSN 1414-4077.

Neste artigo, o autor retoma alguns dos pontos tratados na sua dissertação de mestrado. Inicia com comentários gerais sobre a avaliação da aprendizagem. Em seguida, aborda certos aspectos históricos, políticos e sociais deste instrumento pedagógico. E, por fim, dá ênfase às entrevistas realizadas com professores e alunos, com o objetivo de obter informações sobre como tais atores instrumentalizam a avaliação e como percebem a possibilidade de criar-lhe alternativas.

Palabras clave : Avaliação; Avaliação da Aprendizagem; Auto-Avaliação; Ensino Superior.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )