SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.08 número04A auto-avaliação no ensino superior como dispositivo analisador dos processos de subjetivação: da avaliação-consumo à avaliação-produção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

RODRIGUES, Maria Socorro Pereira; GUEDES SOBRINHO, Elísio Holanda; SILVA, Raimunda Magalhães da  e  ROLIM, Karla Maria Carneiro. Avaliação: sentido e complexidade. Avaliação (Campinas) [online]. 2003, vol.08, n.04, pp.207-219. ISSN 1414-4077.

Aborda a qualidade da avaliação, com ênfase no ato de pensar, sentir e agir. Enfatiza a complexidade e o emprego de métodos e técnicas, assim como méritos e conseqüências de uma determinada abordagem avaliativa. Discute padrões, critérios, normas, indicadores e sua ênfase filosófica, assim como o sentido e objetivo da avaliação, voltados para a detecção de obstáculos ao sucesso, proposta de alternativas de mudanças para a solução de problemas, visando ã melhoria dos resultados. Destaca as dimensões formativas da avaliação na perspectiva do aprimoramento humano, direcionada para o  crescimento e desenvolvimento, tanto do avaliado quanto do avaliador.

Palavras-chave : Avaliação; Complexidade; Avaliador; Avaliando.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )