SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número01Sobre a proposta do Sistema Nacional de Avaliação da Educação SuperiorAvaliação da educação superior: convergências e divergências índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

COSTA, Maria José Jackson  e  ZAINKO, Maria Amélia Sabbag. Avaliação para qual Universidade?: um enfoque sócio / antropológico da reforma da Avaliação tendo como referencial a Universidade em um contexto de globalização. Avaliação (Campinas) [online]. 2004, vol.09, n.01, pp.125-139. ISSN 1414-4077.

Este artigo tem como propósito refletir sobre as exigências contemporâneas de um sistema de avaliação da educação superior que envolva todas as dimensões inseridas na missão das universidades e demais instituições de educação superior diante do compromisso com as demandas sociais a partir dos conceitos de avaliação e suas concepções ideológicas e paradigmáticas. Comenta os caminhos perseguidos pela comissão especial de avaliação incumbida da elaboração de proposta de um novo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES - no sentido de absorver conhecimentos teóricos e metodológicos a respeito da Universidade, sua importância no contexto de uma sociedade globalizada e o compromisso ético e responsabilidade social no processo de mudanças com vistas à redução de assimetrias ditas sociais. Nesse sentido, faz uma análise do que se concebe como a nova Universidade característica do atual milênio.

Palavras-chave : Universidade; Avaliação; Educação Superior; Intervenção Social; Sistema Social.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )