SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número02Elementos para a compreensão do fenômeno da evasão na UFFAvaliação institucional na Universidade Estácio de Sá: reflexões sobre a experiência de implementação do processo de auto-avaliação índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

KOLB, Carlos Walter  y  ZAINKO, Maria Amélia Sabbag. Os aspectos perversos da exclusão social no ensino superior: uma análise crítica dos dados sócio-educacionais dos candidatos da UFPR ao vestibular 2002/2003. Avaliação (Campinas) [online]. 2004, vol.09, n.02, pp.81-95. ISSN 1414-4077.

O texto aborda a questão da exclusão social no ensino superior no Brasil, enfocando uma das modalidades de exclusão que ocorre no momento do acesso à universidade. O instrumento de aferição adotado é o relatório sócio-econômico dos alunos inscritos nos vestibulares da UFPR nos anos de 2002 e 2003, elaborados pelo Núcleo de Concursos, daquela instituição, que é responsável pelo vestibular. A idéia de trabalhar dois anos visa dar maior consistência aos dados. O universo abordado é  bastante significativo, uma vez que prospecta dados de mais de 50 mil candidatos em cada um dos anos referenciados. Os números mostram aspectos cruéis da exclusão e de maneira geral denunciam de forma inequívoca a triste deterioração do ensino público no país.

Palabras clave : Ensino Superior; Exclusão Social; Acesso; Inclusão Social.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )