SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número02Avaliação institucional na Universidade Estácio de Sá: reflexões sobre a experiência de implementação do processo de auto-avaliaçãoLei n° 10.861, de 14 de abril de 2004 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

AMARAL, Nelson Cardoso do. Evolução do custo do aluno das IFES: eficiência?. Avaliação (Campinas) [online]. 2004, vol.09, n.02, pp.115-125. ISSN 1414-4077.

As Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras sofreram, a partir do Governo Collor, em 1990, uma campanha difamatória que, com insistência, divulgava os seus custos. Esse ambiente adverso propiciou a implantação de um conjunto de mudanças e a imposição de restrições a essas instituições. Assim, foi possível reduzir os recursos financeiros, decrescer o número de professores, ao mesmo tempo em que elevou-se o número de alunos. Este estudo calcula o custo do aluno das IFES e mostra sua evolução no período 1995-2001, quando as mudanças se aprofundaram, e discute o resultado sob a ótica do eficientismo.

Palavras-chave : Fundo Público; Financiamento da Educação Superior; Custo do Aluno.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )