SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 issue03A avaliação institucional e a redefinição das estruturas e modelos de gestão das instituições de ensino superior do paísInstitutional evaluation at the Fluminense Federal University (UFF) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077

Abstract

EYNG, Ana Maria. A avaliação como estratégia na construção da identidade institucional. Avaliação (Campinas) [online]. 2004, vol.09, n.03, pp.31-50. ISSN 1414-4077.

A relação avaliação e identidade institucional analisando possíveis caminhos, a serem trilhados pela instituição de educação superior é objeto da reflexão neste texto. Serão enfocados no desenvolvimento da argumentação: a questão da mudança de paradigma; a Instituição de Ensino Superior como organização que aprende; a concepção holística de avaliação e a construção da Identidade Institucional. A aprendizagem da organização torna-se fator decisivo de desenvolvimento e aperfeiçoamento institucional, adotando-se, assim, um novo conceito de gestão coletiva como atividade democrática, dialógica e ecológica na implementação e aperfeiçoamento da finalidade da organização educacional que terá como conseqüência o fortalecimento da identidade institucional. A construção da identidade pautada no conhecimento que a instituição vai elaborando na sua aprendizagem coletiva requer aplicação de estratégias diferenciadas de avaliação.

Keywords : Avaliação Institucional; Identidade Institucional; Aprendizagem Organizacional; Gestão Educacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )