SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número03A avaliação institucional e a redefinição das estruturas e modelos de gestão das instituições de ensino superior do paísA avaliação institucional na universidade: o caso UFF índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

EYNG, Ana Maria. A avaliação como estratégia na construção da identidade institucional. Avaliação (Campinas) [online]. 2004, vol.09, n.03, pp.31-50. ISSN 1414-4077.

A relação avaliação e identidade institucional analisando possíveis caminhos, a serem trilhados pela instituição de educação superior é objeto da reflexão neste texto. Serão enfocados no desenvolvimento da argumentação: a questão da mudança de paradigma; a Instituição de Ensino Superior como organização que aprende; a concepção holística de avaliação e a construção da Identidade Institucional. A aprendizagem da organização torna-se fator decisivo de desenvolvimento e aperfeiçoamento institucional, adotando-se, assim, um novo conceito de gestão coletiva como atividade democrática, dialógica e ecológica na implementação e aperfeiçoamento da finalidade da organização educacional que terá como conseqüência o fortalecimento da identidade institucional. A construção da identidade pautada no conhecimento que a instituição vai elaborando na sua aprendizagem coletiva requer aplicação de estratégias diferenciadas de avaliação.

Palabras clave : Avaliação Institucional; Identidade Institucional; Aprendizagem Organizacional; Gestão Educacional.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )