SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número03A avaliação como estratégia na construção da identidade institucionalAvaliando a educação física curricular: acumulações reveladas pelo Grupo de Saúde Coletiva e Atividade Física da Unicamp índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

PAULA, Maria de Fátima de  e  AZEVEDO, Marcela Davino de. A avaliação institucional na universidade: o caso UFF. Avaliação (Campinas) [online]. 2004, vol.09, n.03, pp.51-73. ISSN 1414-4077.

O artigo trata da trajetória da avaliação institucional na universidade, enfocando o caso da Universidade Federal Fluminense (UFF). Para tal, nos baseamos no debate hoje existente sobre avaliação institucional para a educação superior. Pretendemos, neste trabalho, analisar a política de avaliação concretizada pela UFF diante dos processos avaliativos implementados pelo MEC nas últimas  décadas. Nossa questão central é discutir se a UFF tem reproduzido a lógica instrumental do MEC e dos organismos internacionais que considera a educação superior como produto a ser vendido no mercado, reduzindo a avaliação à mera verificação quantitativa de resultados e servindo apenas como forma de controle e fiscalização ou se esta universidade tem buscado as suas próprias alternativas de avaliação institucional, construindo um processo permanente e contínuo de auto-avaliação, com a participação ativa dos sujeitos envolvidos no projeto de universidade. Em certa medida, a UFF tem procurado suas alternativas, no que se refere ao processo de auto-avaliação. Contudo, no tocante aos procedimentos externos de avaliação impostos pelo MEC, a UFF os têm reproduzido, ficando as resistências a cargo do movimento estudantil, em especial de alguns cursos mais politizados.

Palavras-chave : Avaliação Institucional; Universidade Federal Fluminense; Concepções de Avaliação; Avaliação Externa; Auto-Avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )