SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.09 número04A transformação do SINAES: da proposta emancipatória à Lei híbridaLos estudiantes universitarios como actores de reformas en América Latina: la cultura de los jóvenes y la crisis de la institución índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

MARINHO-ARAUJO, Claisy M.. O desenvolvimento de competências no ENADE: a mediação da avaliação nos processos de desenvolvimento psicológico e profissional. Avaliação (Campinas) [online]. 2004, vol.09, n.04, pp.77-97. ISSN 1414-4077.

Este artigo se propõe a desencadear reflexões acerca da importância do desenvolvimento de competências como uma das estratégias privilegiadas na avaliação superior, especialmente no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes - ENADE no contexto do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES. O foco do artigo destaca a construção da  subjetividade, do desenvolvimento de funções psicológicas e da formação profissional mediados por processos avaliativos, nos contextos de ensino e de aprendizagem acadêmicos. Evidencia-se que, mobilizar competências por meio de vias de desenvolvimento e aprendizagens mais complexas, apresenta alguns desafios, especialmente quanto à sistematização desse processo e quanto à sua avaliação. Como contribuição, ao final do texto apresentam-se potencialidades e possibilidades avaliativas de competências e suas influências ao desenvolvimento psicológico dos sujeitos e de sua trajetória de formação acadêmico-profissional.

Palabras clave : Competências; Avaliação da Educação Superior; Desenvolvimento Psicológico; ENADE; SINAES.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )