SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número01Política de pesquisa para uma universidade comunitária: produção, implantação e desafiosUso de indicadores de desempenho na avaliação institucional índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

PINTO, Marli Dias de Souza; HEINZEN, Jadna Lúcia Neves  y  MELO, Pedro Antonio de. Avaliação como compromisso e instrumento de gestão nas instituições de ensino superior. Avaliação (Campinas) [online]. 2005, vol.10, n.01, pp.105-119. ISSN 1414-4077.

As imposições contemporâneas, advindas muitas vezes do avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação e do mercado global, têm impulsionado uma discussão do papel da educação, no contexto nacional e internacional. Em que pese a obrigatoriedade da avaliação, a partir da regulamentação de procedimentos por meio da Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004 do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), não se pretende aqui fazer um comentário da mesma. O escopo deste texto é proporcionar uma reflexão acerca das funções, dimensões e das concepções sobre a avaliação na educação superior, as competências gerenciais necessárias para as IES, estabelecendo a partir daí elementos para a construção de formatos avaliativos como compromisso e instrumento de gestão. Assim, a avaliação pode representar uma estratégia gerencial mais dinâmica, mais comunicativa e transparente, visando a busca permanente de alternativas para a superação das dificuldades existentes.

Palabras clave : Avaliação; Gestão; IES; Competências das IES.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )