SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue01Uso de indicadores de desempenho na avaliação institucional author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077

Abstract

PERIM, Gianna; SAKAI, Marcia; ALMEIDA, Marcio  and  MARCHESE, Maurício. Sistema Integrado de Avaliação do Curso de Medicina da UEL: SIAMed. Avaliação (Campinas) [online]. 2005, vol.10, n.01, pp.135-169. ISSN 1414-4077.

O novo currículo integrado do curso de medicina da UEL, implantado em 1998, vem sendo acompanhado de iniciativas e providências voltadas à avaliação das atividades desenvolvidas. Em 2003, foi implantado o Sistema Integrado de Avaliação do Curso de Medicinal UEL (SIAMed). Este sistema é constituído de três fases: avaliação interna, externa e meta-avaliação, cujos princípios encontram-se em consonância com o SINAES/MEC/INEP. A avaliação interna prevê o levantamento e organização dos dados quantitativos e qualitativos do curso, através de reuniões de avaliação e aplicação de questionários, com a participação das comunidades interna (alunos, professores, funcionários) e externa local (profissionais de saúde e gestores dos serviços de saúde, pacientes, lideranças comunitárias, e egressos). A avaliação externa será desenvolvida por questionários, análise de relatórios e visita in loco. Os dados referem-se a 70 indicadores distribuídos em 9 dimensões do curso. A meta-avaliação prevê o reexame das práticas avaliativas e a adequação do Sistema.

Keywords : Educação Superior; Avaliação Institucional; Avaliação de Programas; Educação Médica e Avaliação Educacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )