SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número01Uso de indicadores de desempenho na avaliação institucional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

PERIM, Gianna; SAKAI, Marcia; ALMEIDA, Marcio  e  MARCHESE, Maurício. Sistema Integrado de Avaliação do Curso de Medicina da UEL: SIAMed. Avaliação (Campinas) [online]. 2005, vol.10, n.01, pp.135-169. ISSN 1414-4077.

O novo currículo integrado do curso de medicina da UEL, implantado em 1998, vem sendo acompanhado de iniciativas e providências voltadas à avaliação das atividades desenvolvidas. Em 2003, foi implantado o Sistema Integrado de Avaliação do Curso de Medicinal UEL (SIAMed). Este sistema é constituído de três fases: avaliação interna, externa e meta-avaliação, cujos princípios encontram-se em consonância com o SINAES/MEC/INEP. A avaliação interna prevê o levantamento e organização dos dados quantitativos e qualitativos do curso, através de reuniões de avaliação e aplicação de questionários, com a participação das comunidades interna (alunos, professores, funcionários) e externa local (profissionais de saúde e gestores dos serviços de saúde, pacientes, lideranças comunitárias, e egressos). A avaliação externa será desenvolvida por questionários, análise de relatórios e visita in loco. Os dados referem-se a 70 indicadores distribuídos em 9 dimensões do curso. A meta-avaliação prevê o reexame das práticas avaliativas e a adequação do Sistema.

Palavras-chave : Educação Superior; Avaliação Institucional; Avaliação de Programas; Educação Médica e Avaliação Educacional.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )