SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número02Considerações sobre a implementação da política de avaliação da educação superior no Brasil (1995-1996) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

LIMANA, Amir  e  BRITO, Márcia Regina F. de. O modelo de avaliação dinâmica e o desenvolvimento de competências: algumas considerações a respeito do ENADE. Avaliação (Campinas) [online]. 2005, vol.10, n.02, pp.09-32. ISSN 1414-4077.

Os principais elementos de avaliação propostos pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) são a auto-avaliação orientada, a avaliação da instituição, avaliação dos cursos de graduação e o ENADE. Estes elementos estão inseridos na concepção do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, concepção esta que toma a avaliação como processo que  efetivamente vincula a dimensão formativa a um projeto de sociedade comprometido com a justiça e a igualdade social. Nesta concepção, todos os procedimentos avaliativos e os instrumentos que compõem o SINAES precisam estar coerentes com a idéia da avaliação como um sistema dinâmico e em constante aperfeiçoamento. Com base nesta concepção de avaliação, o presente texto trata do modelo de Avaliação Dinâmica do Potencial de Domínio da Área, subjacente ao ENADE, tratando aspectos relativos às concepções teóricas que fundamentam este modelo, à legislação referente ao ENADE e aos procedimentos para a construção das provas. Apresenta os diferentes entendimentos sobre conceitos como habilidades, competências e valor agregado e como estes poderão ser tratados longitudinalmente, além de uma breve referência ao modelo estatístico de análise de mudança.

Palavras-chave : SINAES; ENADE; Avaliação Dinâmica; Avaliação da Educação Superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )