SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número02Considerações sobre a implementação da política de avaliação da educação superior no Brasil (1995-1996)Estado-Nação e novos processos de espaçamento mundial: a questão da identidade e da socialidade belicosa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

GOERGEN, Pedro. Espaço e tempo na escola: a liquefação dos sólidos modernos. Avaliação (Campinas) [online]. 2005, vol.10, n.02, pp.47-66. ISSN 1414-4077.

O argumento que o autor procura desenvolver perfaz um duplo curso. De um lado, fundamenta a idéia de que as categorias de espaço e tempo que estruturam a educação formal, da fundamental à superior, foram assumidas no início da modernidade, com base no modelo das ciências naturais, permanecendo inalteradas até hoje. De outro, tenta mostrar que estas mesmas categorias perderam ao longo da modernidade sua rigidez inicial, tornando-se móveis e fluidas sob a influência da ciência e da tecnologia, em particular, da mídia eletrônica. Esta duplicidade entre o espaço/tempo da 'sociedade informática' e o tempo/espaço da escola representa um desafio que urge enfrentar: a escola necessita adaptar-se aos ritmos e urgências de um tempo/espaço abreviados e celerizados, sem abrir mão do necessário tempo longo que exige o movimento educativo. Este equilíbrio torna-se um dos quesitos indispensáveis de qualquer processo de avaliação institucional.

Palavras-chave : Espaço/Tempo; Educação Escolar; Avaliação; Modernidade Rígida; Contemporaneidade Líquida.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )