SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número02Espaço e tempo na escola: a liquefação dos sólidos modernosA avaliação no contexto histórico brasileiro recente da educação superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

SOARES, Maria Lucia de Amorim. Estado-Nação e novos processos de espaçamento mundial: a questão da identidade e da socialidade belicosa. Avaliação (Campinas) [online]. 2005, vol.10, n.02, pp.67-81. ISSN 1414-4077.

A modernidade sólida - engajamento entre capital e trabalho, hoje está suplantada pela modernidade "leve", "líquida", "fluída" - desengajamento/enfraquecimento dos laços que prendem o capital ao trabalho, fazendo o dispositivo Estado-Nação, que homogeneizava os processos de espaçamento cognitivo, sintético e moral numa soberania triúna - política, econômica e militar - tornar-se opaco e relativizado. Surgem novos produtos dessa nova estruturação como a criação de novos processos de espaçamento mundial, originando a crise das territorialidades instituídas e dos sujeitos instituintes, e a questão da identidade e da socialidade belicosa, promovendo o surgimento das neotribos. Desse modo, parece haver pouca esperança no resgate dos serviços de certeza, segurança e garantias do Estado já que o progresso representa a autoconfiança do presente e não mais qualquer qualidade da história.

Palavras-chave : Modernidade Sólida/Líquida; Estado-Nação; Novas Territorialidades; Identidade; Socialização/Socialidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )