SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número02A avaliação no contexto histórico brasileiro recente da educação superiorFatores de atrasos e faltas do estudante do ensino superior noturno: a perda de aulas, de provas e o impacto no seu aproveitamento e em avaliações índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

POLIDORI, Marlis Morosini; FONSECA, Denise Grosso da  y  LARROSA, Sara Fernanda Tarter. Avaliação institucional e as novas tecnologias: uma aproximação. Avaliação (Campinas) [online]. 2005, vol.10, n.02, pp.97-116. ISSN 1414-4077.

A avaliação institucional é um processo que vem sendo desenvolvido nas IES do país, mas continua a sofrer muitos conflitos. A participação da comunidade acadêmica é um dos desafios que estes processos enfrentam tendo em vista a importância desta participação. O Centro Universitário Metodista - IPA possui uma história em avaliação institucional desde 1994 e, no decorrer do seu processo, foi evoluindo a sua forma de ação, inclusive, construindo instrumentos de facilitação para que a comunidade acadêmica participasse. No entanto, apesar desta aparente facilitação de acesso, nos dois últimos anos, quando foi aplicado o instrumento de consulta aos docentes, discentes e técnico-administrativos de forma on line, a participação foi menor do que quando era feito de forma impressa. Esta forma de participação foi analisada no Projeto de Pesquisa Avaliação Institucional e as Novas Tecnologias na busca de compreender este fenômeno.

Palabras clave : Avaliação Institucional; Avaliação Participativa; Globalização; Novas Tecnologias.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )