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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

TERRIBILI FILHO, Armando  y  RAPHAEL, Hélia Sônia. Fatores de atrasos e faltas do estudante do ensino superior noturno: a perda de aulas, de provas e o impacto no seu aproveitamento e em avaliações. Avaliação (Campinas) [online]. 2005, vol.10, n.02, pp.117-135. ISSN 1414-4077.

Pesquisa realizada em outubro de 2004, com 166 estudantes do ensino superior noturno de duas instituições privadas da cidade de São Paulo evidenciaram as dificuldades do dia-a-dia do estudante (que em geral é também trabalhador) quanto aos aspectos do entorno educacional: transportes, trânsito, segurança pública e condições de alimentação, com impacto na sua condição físico-psíquica e no processo ensino-aprendizagem, decorrentes de atrasos na chegada à instituição, perda de aulas e provas. Objetivou-se também identificar os aspectos considerados mais relevantes para se obter um bom desempenho em provas, cujos resultados foram: "ter prestado atenção na aula" e "ter estudado para a prova", demonstrando que nem sempre os instrumentos de avaliação medem o aprendizado (somente em terceiro lugar surgiu "ter aprendido o conteúdo proposto"). O fator "estar bem disposto fisicamente" foi apontado o mais relevante entre os itens não-relacionados à sala de aula, que tem uma forte relação com o entorno educacional.

Palabras clave : Ensino Superior Noturno; Entorno Educacional; Locomoção de Estudantes; Desempenho de Alunos; Avaliação.

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