SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número03Avaliação multidimensional de desempenho do estudante índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

HORTALE, Virginia Alonso  e  MORA, José-Ginés. As experiências da Espanha e Brasil na implementação de sistemas de avaliação de qualidade da educação superior. Avaliação (Campinas) [online]. 2005, vol.10, n.03, pp.09-25. ISSN 1414-4077.

O artigo examina as experiências de implementação de sistemas de avaliação no Brasil e Espanha, identificando semelhanças e diferenças entre esses países, tanto no que diz respeito aos seus processos econômico-sociais quanto às características dos sistemas de avaliação propostos. Sugere-se que devido à complexidade econômica, social e cultural desses países, a implementação de processos dessa natureza no ensino superior se apresenta como um desafio em três principais dimensões: aumento da transparência da gestão universitária, incremento do processo de descentralização e atendimento das demandas da sociedade para um ensino superior de qualidade.

Palavras-chave : Avaliação; Sistema de Avaliação; Educação Superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )