SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue03As experiências da Espanha e Brasil na implementação de sistemas de avaliação de qualidade da educação superiorValidity of a college teacher course ratings questionnaire author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077

Abstract

VENDRAMINI, Claudette Maria Medeiros. Avaliação multidimensional de desempenho do estudante. Avaliação (Campinas) [online]. 2005, vol.10, n.03, pp.27-40. ISSN 1414-4077.

O objetivo deste texto é tecer considerações sobre o Exame Nacional de Avaliação do Desempenho dos Estudantes (ENADE), e propor um modelo multidimensional de análise de mudanças de aprendizagem. São feitas considerações sobre o processo de avaliação de desempenho estudantil, ENADE-2004, e sobre as limitações de análise decorrente do método estatístico utilizado para avaliar os resultados obtidos por amostragem. No decorrer do texto são apresentados três modelos matemáticos da Teoria de Resposta ao Item (TRI) e um modelo multidimensional como proposta de análise de desempenho dos estudantes, abordando limitações do modelo proposto inicialmente e vantagens de se utilizar o novo modelo. A descrição do Modelo de Rasch Multidimensional para Aprendizagem e Mudança (MRMLC) foi feita com base no texto de Embretson (1996).

Keywords : ENADE; Modelo Multidimensional de Análise; Teoria de Resposta ao Item; Desempenho de Estudante.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )