SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número03As experiências da Espanha e Brasil na implementação de sistemas de avaliação de qualidade da educação superiorValidade de um instrumento de avaliação de desempenho de docentes do ensino superior índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

VENDRAMINI, Claudette Maria Medeiros. Avaliação multidimensional de desempenho do estudante. Avaliação (Campinas) [online]. 2005, vol.10, n.03, pp.27-40. ISSN 1414-4077.

O objetivo deste texto é tecer considerações sobre o Exame Nacional de Avaliação do Desempenho dos Estudantes (ENADE), e propor um modelo multidimensional de análise de mudanças de aprendizagem. São feitas considerações sobre o processo de avaliação de desempenho estudantil, ENADE-2004, e sobre as limitações de análise decorrente do método estatístico utilizado para avaliar os resultados obtidos por amostragem. No decorrer do texto são apresentados três modelos matemáticos da Teoria de Resposta ao Item (TRI) e um modelo multidimensional como proposta de análise de desempenho dos estudantes, abordando limitações do modelo proposto inicialmente e vantagens de se utilizar o novo modelo. A descrição do Modelo de Rasch Multidimensional para Aprendizagem e Mudança (MRMLC) foi feita com base no texto de Embretson (1996).

Palabras clave : ENADE; Modelo Multidimensional de Análise; Teoria de Resposta ao Item; Desempenho de Estudante.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )