SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número03Validade de um instrumento de avaliação de desempenho de docentes do ensino superiorGestão educacional: avaliação institucional como estratégia de planejamento integrado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

RODRIGUES, Maria do Socorro de Sousa  e  ANDRIOLA, Wagner Bandeira. Reflexões acerca da atividade de auto-avaliação dos servidores técnico-administrativos: estudo de caso na Universidade Federal do Ceará (UFC). Avaliação (Campinas) [online]. 2005, vol.10, n.03, pp.61-80. ISSN 1414-4077.

A auto-avaliação aparece contemplada em muitas sistemáticas ou modelos de avaliação de desempenho, seja no ensino ou no trabalho, e, realizada quase sempre, sem intrepidez. A desfiguração do conceito de auto-avaliação pela prática, ao longo dos últimos 20 anos, na esfera pública de um modo geral, além de escassear a ética, a democracia, alimenta uma espécie de fuga consciente, não revelada, porém existente e contaminadora. Tal prática tem manifestado um certo hedonismo, ou seja, tem servido muito para realização de desejos voltados quase que exclusivamente para interesses pessoais desvinculados dos institucionais. Um jeito egotista de ser da avaliação que modifica a razão de sua existência. Este artigo trata da importância da auto-avaliação e dos contrastes entre os conceitos e as suas práticas. Tais aspectos chocam-se e atraem-se permanentemente nas relações de trabalho conforme pesquisas realizadas sobre avaliação de desempenho dos técnico- administrativos na Universidade Federal do Ceará.

Palavras-chave : Auto-Avaliação; Avaliação Institucional; Avaliação Educacional; Avaliação de Desempenho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )