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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

SANTOS, Adilson Pereira dos; LIMA, Angélica Alves; CARRILLO, Maria Ruth G. Gaede  e  SOUZA, Neide das Graças de. Extensão: uma ferramenta para a flexibilização curricular e a construção social do conhecimento. Avaliação (Campinas) [online]. 2005, vol.10, n.03, pp.93-104. ISSN 1414-4077.

Este trabalho analisa a extensão universitária como possibilidade de implantação/implementação da flexibilidade curricular, com base numa metodologia que valoriza a produção social do conhecimento na graduação. Apresenta ainda a posição que ocupa a extensão em relação às outras atividades universitárias (ensino e pesquisa), fazendo uma reflexão crítica sobre o privilégio conferido à pesquisa em detrimento das duas outras. Discute as bases de fundamentação da flexibilidade curricular e apresenta uma experiência desenvolvida por docentes, técnicos e discentes, vinculados aos cursos de Farmácia, Nutrição e Artes Cênicas da Universidade Federal de Ouro Preto, em que também aspectos importantes da metodologia da extensão são enfatizados.

Palavras-chave : Avaliação e Extensão; Extensão Universitária; Flexibilidade Curricular; Construção Social do Conhecimento.

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