SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue04Los mecanismos nacionales de garantía pública de calidad en el marco de la internacionalización de la educación superiorThe grounds of the state and the higher education evaluation reforms author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077

Abstract

SOUSA, Clarilza Prado de  and  MARCONDES, Anamérica Prado. Buscando possibilidades para a avaliação institucional da educação superior. Avaliação (Campinas) [online]. 2005, vol.10, n.04, pp.23-38. ISSN 1414-4077.

O texto discute possibilidades de encaminhamento do processo avaliativo construído coletivamente, apresentando uma perspectiva diferenciada para se olhar e orientar a auto-avaliação institucional, considerando as mediações psicossociais. Busca a compreensão da avaliação que os sujeitos produzem em espaços de participação para reflexão e consciência do grupo. A proposta está alicerçada em um estudo de caso realizado numa universidade enquanto se instalavam práticas avaliativas. Tem como referencial teórico uma epistemologia de orientação psicossociológica, que considera o papel do simbólico na construção do real e na orientação das condutas humanas. O modelo proposto contempla etapas que se integram e se complementam e a utilização de uma diversidade de procedimentos voltados à análise do cotidiano. Trata-se de alternativa que dialoga com outros encaminhamentos de avaliação, frente às dificuldades das instituições de ensino superior de assegurar condições de participação dos sujeitos no processo avaliativo, dada a complexidade da dinâmica organizacional.

Keywords : Educação Superior; Auto-Avaliação Institucional; Mediação Psicossocial; Representações Sociais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )