SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue04The grounds of the state and the higher education evaluation reformsAutonomy and democratization in the university author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077

Abstract

BOTH, Ivo. Da avaliação precursora ao complemento da avaliação: PAIUB e SINAES construindo "pontes". Avaliação (Campinas) [online]. 2005, vol.10, n.04, pp.61-73. ISSN 1414-4077.

A intenção no artigo é detectar até que ponto o Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras - PAIUB - e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES - se diferenciam e se complementam principalmente em termos de princípios e dimensões. Observa-se que a disparidade maior entre as duas iniciativas localiza-se principalmente ao nível de abrangência. Enquanto o PAIUB estabeleceu programa de avaliação, o SINAES elegeu sistema de avaliação da educação superior. Isto significa que a escolha do elenco de componentes a integrar a avaliação também difere de um para outro, principalmente em termos sociais e políticos. É neste aspecto que SINAES sinaliza com ênfase para o fator de responsabilidade social que deve integrar e motivar o processo de avaliação da educação superior.

Keywords : Programa e Sistema de Avaliação; Princípios e Dimensões de Avaliação; Gestão da Educação; Responsabilidade Social da Educação Superior.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )