SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número04Os fundamentos das reformas de Estado e da avaliação da educação superiorAutonomia e democratização da universidade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

BOTH, Ivo. Da avaliação precursora ao complemento da avaliação: PAIUB e SINAES construindo "pontes". Avaliação (Campinas) [online]. 2005, vol.10, n.04, pp.61-73. ISSN 1414-4077.

A intenção no artigo é detectar até que ponto o Programa de Avaliação Institucional das Universidades Brasileiras - PAIUB - e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior - SINAES - se diferenciam e se complementam principalmente em termos de princípios e dimensões. Observa-se que a disparidade maior entre as duas iniciativas localiza-se principalmente ao nível de abrangência. Enquanto o PAIUB estabeleceu programa de avaliação, o SINAES elegeu sistema de avaliação da educação superior. Isto significa que a escolha do elenco de componentes a integrar a avaliação também difere de um para outro, principalmente em termos sociais e políticos. É neste aspecto que SINAES sinaliza com ênfase para o fator de responsabilidade social que deve integrar e motivar o processo de avaliação da educação superior.

Palavras-chave : Programa e Sistema de Avaliação; Princípios e Dimensões de Avaliação; Gestão da Educação; Responsabilidade Social da Educação Superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )