SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número04Da avaliação precursora ao complemento da avaliação: PAIUB e SINAES construindo "pontes"O sistema universitário argentino em debate índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

FAVERO, Maria de Lourdes de Albuquerque. Autonomia e democratização da universidade. Avaliação (Campinas) [online]. 2005, vol.10, n.04, pp.75-86. ISSN 1414-4077.

O trabalho tem por objetivo analisar os princípios da autonomia e da democratização na universidade, como problemas nucleares dessa instituição. Parte do pressuposto de que, em torno dessas questões, outras se concentram. Nessa perspectiva, entende que a reforma da universidade não pode ser vista e aceita simplesmente como uma questão legal, mas também como uma questão de poder. Daí insistir na necessidade de se refletir sobre algumas contradições que marcaram e continuam marcando a história dessa instituição no País até os dias atuais e como resolve-las. O trabalho conclui assinalando que nunca houve autonomia universitária em sentido pleno no Brasil, apesar de proclamada na Constituição Federal e em outros documentos oficiais. Insiste que a autonomia não é um fim em si mesmo, mas uma condição necessária para que a universidade concretize seus objetivos. Observa, também, que a autonomia universitária não pode ser compreendida como uma dádiva, mas como uma utopia a ser conquistada.

Palavras-chave : Universidade; Autonomia Universitária; Democratização da Universidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )