SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número04Autonomia e democratização da universidadeLeitura de estudo de estudantes universitários de IES periférica: uma aproximação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

D' ALMEIDA, Alfredo Dias; MATALUNA, Mariana Beatriz  e  CATANI, Afrânio Mendes. O sistema universitário argentino em debate. Avaliação (Campinas) [online]. 2005, vol.10, n.04, pp.89-103. ISSN 1414-4077.

Este artigo busca caracterizar o sistema universitário da Argentina a partir de uma explanação sobre o contexto internacional e nacional em que foi elaborada a Ley de Educación Superior (LES) n° 24.521/95 e de uma discussão dos principais temas que, após sua promulgação, estão em debate na sociedade argentina. Percebe-se nessa análise que princípios como gratuidade do ensino, acesso livre e autonomia administrativa, que caracterizam a história da universidade daquele país, foram colocados em xeque pela LES, em nome da "eficiência" e da "eqüidade". Percebe-se, igualmente, que tais princípios embutem a gestação de um projeto de privatização do ensino superior, comum a todos os países da América Latina.

Palavras-chave : Sistema Universitário; Argentina; Reforma da Educação Superior; Governo Menem.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )