SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 issue04The Argentinean higher education system under debateThe utilization of quantitative analysis for the study of a higher education evaluation system author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077

Abstract

BRITTO, Luiz Percival Leme. Leitura de estudo de estudantes universitários de IES periférica: uma aproximação. Avaliação (Campinas) [online]. 2005, vol.10, n.04, pp.105-126. ISSN 1414-4077.

Pretendemos nesta pesquisa caracterizar estratégias de estudo de estudantes universitários de primeira geração de ampla escolaridade. Para tanto, pesquisamos estratégias de estudos de um grupo de 354 estudantes de Pedagogia e 58 estudantes de Terapia Ocupacional da Universidade de Sorocaba, SP. Dentro do recorte teórico, ancorado em dois eixos analíticos - as formas de cultura escrita e o funcionamento da Educação Superior, supúnhamos que o conhecimento de estratégias de estudo implica formas diferenciadas de estudar; tal diferenciação corresponderia a posturas epistemológicas diversas, de modo que o estudante teria maior domínio da ação intelectiva e uma postura diferenciada diante do conhecimento. Assim, esperávamos encontrar diferenças significativas no modo de operar com conteúdos formais em função do tipo de escolaridade e de formação intelectual dos estudantes. Os resultados, no entanto, não corroboram a hipótese inicial. Concluímos que os processos de conhecimento e a capacidade de escrita e de leitura se relacionam mais com as formas de acesso a e circulação da cultura que com métodos de ensino e práticas de escritas na educação regular. Dificuldades no trato com o discurso acadêmico não advêm de uma capacidade genérica de redação ou de leitura, ou mesmo do domínio de procedimentos formais de estudo, mas sim do modo como as pessoas interagem com os objetos da cultura letrada, em particular com as formas de produção do conhecimento formal.

Keywords : Educação Superior; Estudante; Estratégias de Aprendizagem; Estudo; Leitura.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )