SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número04O sistema universitário argentino em debateUtilización de análisis cuantitativos para el estudio de un sistema de evaluación universitario índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

BRITTO, Luiz Percival Leme. Leitura de estudo de estudantes universitários de IES periférica: uma aproximação. Avaliação (Campinas) [online]. 2005, vol.10, n.04, pp.105-126. ISSN 1414-4077.

Pretendemos nesta pesquisa caracterizar estratégias de estudo de estudantes universitários de primeira geração de ampla escolaridade. Para tanto, pesquisamos estratégias de estudos de um grupo de 354 estudantes de Pedagogia e 58 estudantes de Terapia Ocupacional da Universidade de Sorocaba, SP. Dentro do recorte teórico, ancorado em dois eixos analíticos - as formas de cultura escrita e o funcionamento da Educação Superior, supúnhamos que o conhecimento de estratégias de estudo implica formas diferenciadas de estudar; tal diferenciação corresponderia a posturas epistemológicas diversas, de modo que o estudante teria maior domínio da ação intelectiva e uma postura diferenciada diante do conhecimento. Assim, esperávamos encontrar diferenças significativas no modo de operar com conteúdos formais em função do tipo de escolaridade e de formação intelectual dos estudantes. Os resultados, no entanto, não corroboram a hipótese inicial. Concluímos que os processos de conhecimento e a capacidade de escrita e de leitura se relacionam mais com as formas de acesso a e circulação da cultura que com métodos de ensino e práticas de escritas na educação regular. Dificuldades no trato com o discurso acadêmico não advêm de uma capacidade genérica de redação ou de leitura, ou mesmo do domínio de procedimentos formais de estudo, mas sim do modo como as pessoas interagem com os objetos da cultura letrada, em particular com as formas de produção do conhecimento formal.

Palavras-chave : Educação Superior; Estudante; Estratégias de Aprendizagem; Estudo; Leitura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )