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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

BRUNETTI, Marcia Elizabeth. Saberes ambientais para a educação do designer no ensino superior. Avaliação (Campinas) [online]. 2005, vol.10, n.04, pp.141-149. ISSN 1414-4077.

A fundação da Bauhaus trouxe urna experiência pedagógica para o design na busca por qualidade de vida, com a preocupação por soluções técnico-funcionalistas para os produtos industriais. Com a revolução técnica e industrial, iniciada por Henry Ford e acelerada pelos dois pós-guerras, o consumismo desenfreado do supérfluo e do desperdício transformou-se em modelo de bem estar para as sociedades. Desde então, o design se fundamenta pelas linhas do marketing, que exalta os apelos visuais e emocionais para aumentar o valor de troca dos produtos. Considerando o mundo globalizado que traz consigo o problema da insustentabilidade ambiental, se propõe, novamente, reformular os objetivos do designo No conjunto destas iniciativas desenvolveu-se urna ferramenta educacional baseada na linguagem informatizada própria para os jovens do século XXI, e que se propõe a transmitir as possibilidades de o designer interferir preventivamente através de ações responsáveis em seu trabalho, e corno cidadão.

Palavras-chave : Educação Superior; Ética; Design e Marketing.

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