SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número04Saberes ambientais para a educação do designer no ensino superior índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

XIMENES, Walkiria. A seqüência do processo do conhecimento do ensino: aprendizagem do ensino superior. Avaliação (Campinas) [online]. 2005, vol.10, n.04, pp.151-159. ISSN 1414-4077.

O título "A interpretação de um texto literário como forma de educação", tema de análise deste trabalho, faz uma abordagem sobre as inúmeras dificuldades encontradas pelos alunos e salienta a necessidade de uma metodologia de ensino-aprendizagem da análise literária. Metodologia que direcione a compreensão de um texto, que o aluno sinta-se realmente interessado nessa atividade e que seja estimulada a sua imaginação, o seu interesse em criar, porque assim ele chegará à aprendizagem. A metodologia apresentada nesse trabalho reconhece que o conhecimento obedece uma seqüência lógica, iniciada pelos sentidos: a sensação, a percepção, a atenção, a memória, a idéia, o juízo e o raciocínio. Esse processo seqüencial envolve um aprendizado decorrente da trilogia demonstrada: primeira etapa a assimilação, em que ocorre o reconhecimento da idéia pelo aluno; a segunda etapa a incorporação, em que o aluno processa a aceitação da idéia, do conceito e estas condições favorecem a última etapa, a acomodação, momento em que ocorre o desenvolvimento de novas idéias, permitindo que o aluno consiga analisar qualquer obra literária. E ao se propor a etapa da incorporação como fase intermediária, é para mostrar sua importância no processo do conhecimento, porque é ela que proporciona o crescimento do aluno. E ao ser desenvolvida a capacidade de ler e entender qualquer tipo de texto, o aluno irá redescobrir a importância da leitura, essa constante busca de compreender o significado dos textos.

Palavras-chave : Educação; Interpretação Literária; Metodologia de Análise Literária; Literatura.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )