SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número01Avaliação Institucional na Universidade Regional do Cariri (URCA): breve relato históricoProjeto Pedagógico e Avaliação Institucional: articulação e importância índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

CARBONARI, Maria Elisa Ehrhardt. Programa de Avaliação Institucional: possibilidades, desafios e perspectivas. Avaliação (Campinas) [online]. 2006, vol.11, n.01, pp.87-101. ISSN 1414-4077.

Este estudo tem como propósito investigar os desafios e as perspectivas que justificam a existência da Avaliação Institucional das Instituições de Ensino Superior (IES). A análise desenvolvida parte das ações técnicas de avaliação, numa determinada experiência universitária onde acontecem as pesquisas de opinião que apontam o índice de satisfação da comunidade acadêmica, determinando os rumos dos serviços e metas institucionais apresentadas numa dada realidade pedagógica e administrativa. A investigação considerou os limites e possibilidades de uma avaliação que, transcendendo o ato técnico de levantamento de dados, ultrapassasse a identidade controladora clássica da avaliação possibilitando uma avaliação participativa emancipatória. Analisa as mudanças legais da avaliação - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), apresenta resultados, contradições e propostas de produção de uma cultura participativa de avaliação nas IES.

Palabras clave : Avaliação Institucional; SINAES; Avaliação Participativa; Cultura da Avaliação.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )