SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número01Avaliação Institucional na Universidade Regional do Cariri (URCA): breve relato históricoProjeto Pedagógico e Avaliação Institucional: articulação e importância índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

CARBONARI, Maria Elisa Ehrhardt. Programa de Avaliação Institucional: possibilidades, desafios e perspectivas. Avaliação (Campinas) [online]. 2006, vol.11, n.01, pp.87-101. ISSN 1414-4077.

Este estudo tem como propósito investigar os desafios e as perspectivas que justificam a existência da Avaliação Institucional das Instituições de Ensino Superior (IES). A análise desenvolvida parte das ações técnicas de avaliação, numa determinada experiência universitária onde acontecem as pesquisas de opinião que apontam o índice de satisfação da comunidade acadêmica, determinando os rumos dos serviços e metas institucionais apresentadas numa dada realidade pedagógica e administrativa. A investigação considerou os limites e possibilidades de uma avaliação que, transcendendo o ato técnico de levantamento de dados, ultrapassasse a identidade controladora clássica da avaliação possibilitando uma avaliação participativa emancipatória. Analisa as mudanças legais da avaliação - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), apresenta resultados, contradições e propostas de produção de uma cultura participativa de avaliação nas IES.

Palavras-chave : Avaliação Institucional; SINAES; Avaliação Participativa; Cultura da Avaliação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )