SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número01Programa de Avaliação Institucional: possibilidades, desafios e perspectivasProdução de Pesquisa Colaborativa: a experiência de um grupo interdisciplinar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

SANCHES, Raquel Cristina Ferraroni  e  RAPHAEL, Hélia Sônia. Projeto Pedagógico e Avaliação Institucional: articulação e importância. Avaliação (Campinas) [online]. 2006, vol.11, n.01, pp.103-113. ISSN 1414-4077.

As exigências dos novos tempos apontam para a necessidade de um repensar dos organismos educacionais, para que estes se adaptem à contemporaneidade. Este breve estudo pretende refletir sobre os processos de Avaliação Institucional desenvolvidos pelas Instituições de Ensino Superior e sua contribuição para a obtenção da qualidade nos serviços prestados. A Avaliação Institucional, como instrumento de gestão, se bem conduzida, pode ser capaz de detectar os aspectos positivos e os que necessitam de mudança, devendo ser orientada para o conhecimento, a interpretação, a tomada de decisões e a transformação da realidade. A análise realizada aponta como positiva a busca pela qualidade, batizada pela Avaliação Institucional que, enquanto instrumento de gestão das IES, articulada com o planejamento pedagógico, deve ser fruto de um trabalho coletivo, parte da vida e da cultura da instituição, impulsionando o crescimento e a criatividade dos indivíduos e da própria instituição.

Palavras-chave : Ensino Superior; Avaliação Institucional; Qualidade; Planejamento; Instituições de Ensino Superior.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )