SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número01Produção de Pesquisa Colaborativa: a experiência de um grupo interdisciplinar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

PAULA, Maria de Fátima de. As propostas de democratização do acesso ao ensino superior do Governo Lula: reflexões para o debate. Avaliação (Campinas) [online]. 2006, vol.11, n.01, pp.133-147. ISSN 1414-4077.

O texto trata das propostas de democratização do acesso ao ensino superior do Governo Lula. Enfatiza o Programa Universidade Para Todos e a Política de Cotas para a inclusão dos segmentos populares e dos negros, pardos e índios nas instituições privadas e públicas de educação superior. Estas propostas são analisadas no âmbito das medidas mais amplas para a educação superior implementadas no Brasil a partir dos anos 1990. Assim, consideramos que o Governo Lula dá continuidade e aprofunda a lógica instrumental do modelo neoliberal, que concebe a educação superior como custo oneroso para os cofres públicos e não como investimento no sentido da formação de cidadãos críticos e qualificados profissionalmente para atuar em sociedade. No que se refere à política de democratização do acesso ao ensino superior, esta lógica se reflete na ênfase em estatísticas e números de inclusão de alunos - com custo mínimo para o governo - em detrimento de uma formação de qualidade para os pobres e excluídos da educação superior.

Palavras-chave : Governo Lula; Ensino Superior; Acesso; Democratização; Formação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )