SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número02Políticas de Ciência e Tecnologia: sessenta anos do Relatório Science: the Endless FrontierA avaliação como promotora da qualidade social nos cursos da área da saúde: das palavras aos atos índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versión impresa ISSN 1414-4077

Resumen

SIQUEIRA, Angela C. de. Pós-graduação em educação e a internacionalização do conhecimento: direito ou serviço?. Avaliação (Campinas) [online]. 2006, vol.11, n.02, pp.73-85. ISSN 1414-4077.

O texto objetiva discutir o significado da internacionalização do conhecimento. no contexto da globalização, no qual a pesquisa e a educação estão perdendo a cada dia sua característica tradicional (almejada ou implantada) de direito público universal, sendo vistas cada vez mais como propriedade privada ou um tipo especial de mercadoria a ser explorada. Nesse cenário, o texto apresenta algumas propostas em curso que estão sendo implantadas/defendidas por instituições multilaterais, em especial o Banco Mundial, a UNESCO e a Organização Mundial do Comércio, através do GATS e TRIPS, bem como as apresentadas por alguns países ou grupo de países, com a criação e defesa do Processo de Bolonha. O texto também aponta como a busca de lucros vem moldando uma nova cultura, legitimando certos tipos de conhecimento, afetando universidades públicas e privadas, no que tange ao processo de produção, financiamento, distribuição e legitimação do conhecimento, bem como os programas de pós-graduação, em termos de objetivos, conteúdos, duração/tempo de integralização e títulos conferidos.

Palabras clave : Globalização; Conhecimento; Mercantilização.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )