SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número02Pesquisa em Avaliação Institucional na Universidade Estadual de Goiás (UEG)O processo da avaliação institucional como multiplicador de iniciativas para o aperfeiçoamento docente 1 ª Parte índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

PERIM, Gianna Lepre  e  LUZ, Sueli Petry da. Avaliação e os fundamentos da Escola de Trabalho de Pistrak: campo de possibilidades. Avaliação (Campinas) [online]. 2006, vol.11, n.02, pp.135-150. ISSN 1414-4077.

O texto se propõe a compreender a avaliação no contexto da escola e esta no contexto da sociedade, a partir de alguns autores da Escola de Trabalho proposta por Pistrak. Pedagogo russo que realizou uma experiência de organização escolar. Estabelecendo a diferença na forma de conduzir e de tratar os principias pedagógicos de uma instituição escolar. Dele podemos abstrair a lição dos campos de possibilidades que marcam a identidade de uma instituição escolar. Ele viabiliza um contraponto para análise e reflexão do que fazemos e como fazemos a organização da escola, a auto-organização dos alunos e da avaliação. Estabelecendo outras relações de poder entre professores e alunos e nos levando a refletir sobre as relações entre escola, avaliação e trabalho.

Palavras-chave : Escola; Avaliação; Trabalho.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )