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Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

SGUISSARDI, Valdemar. Que lugar ocupa a qualidade nas recentes políticas de educação superior?. Avaliação (Campinas) [online]. 2006, vol.11, n.03, pp.69-89. ISSN 1414-4077.

Este texto visa identificar que lugar ocupa a qualidade nas políticas recentes de educação superior, tanto nos países centrais, quanto, em especial, no Brasil. Para fazê-lo, examina-se a legislação recentemente aprovada, tendo como pressuposto e pano-de-fundo a recuperação histórica de diferentes acepções do conceito de qualidade e de sua proeminência. Sob o signo da competitividade e empregabilidade. Nas políticas de educação superior da maioria dos países do mundo. Dá-se especial destaque à relação que o novo fenômeno da qualidade mantém: a) com os desdobramentos da reestruturação produtiva recente, da mundialização do capital, do redesenho do poder econômico-político global e da re-semantização ideológica; e b) com indicadores ou índices de expansão da cobertura do sistema, na forma como esta tem ocorrido; de aumento ou redução do financiamento estatal das IES públicas, das dimensões do quadro docente e de seus vencimentos, do grau de exigência em relação à qualificação e aos regimes de trabalho docente nas IES em geral.

Palavras-chave : Qualidade; Estado Avaliador; Qualidade e Educação Superior.

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