SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número03Que lugar ocupa a qualidade nas recentes políticas de educação superior?Avaliando a educação superior como tema de estudo: um olhar sobre as dissertações e teses produzidas no RS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

PAULA, Maria de Fátima de  e  AZEVEDO, Marcela Davino de. Políticas e práticas de privatização do público na universidade: o caso UFF. Avaliação (Campinas) [online]. 2006, vol.11, n.03, pp.91-111. ISSN 1414-4077.

O texto trata da privatização interna da universidade pública, enfocando o caso da Universidade Federal Fluminense (UFF). Faz uma breve discussão acerca das concepções do público e do privado na educação, para, em seguida, abordar as estruturas privatizantes atualmente instaladas no interior desta universidade. Analisamos a oferta dos cursos pagos na instituição, a partir da pós-graduação lato sensu, que constitui um dos marcos mais flagrantes da ofensiva privatizante no espaço público universitário. Abordamos, também, as fundações de apoio às universidades como forma de privatização do público, tendo como foco, especificamente, o caso da Fundação Euclides da Cunha de apoio institucional à UFF, suas contradições e irregularidades. Procuramos demonstrar que o processo de privatização das universidades públicas não se deve apenas à política neoliberal proveniente de fora dos seus muros, mas está diretamente vinculado, também, às práticas privatistas reproduzidas e produzidas por seus atores no ambiente universitário.

Palavras-chave : Universidade Pública; Privatização; Universidade Federal Fluminense.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )