SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número03Políticas e práticas de privatização do público na universidade: o caso UFFFatores relevantes na elaboração de uma dissertação de mestrado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

versão impressa ISSN 1414-4077

Resumo

CUNHA, Maria Isabel da; FRAGA, Evanilda de Andrade Teixeira  e  KONARZEWSKI, Sheila Eskeff. Avaliando a educação superior como tema de estudo: um olhar sobre as dissertações e teses produzidas no RS. Avaliação (Campinas) [online]. 2006, vol.11, n.03, pp.113-129. ISSN 1414-4077.

A Rede Sul brasileira de Investigadores da Educação Superior (RIES) articula pesquisadores de nove universidades, gaúchas e vem desenvolvendo estudos sobre a história, políticas e práticas pedagógicas universitárias. O estudo relaciona-se a um projeto de pesquisa da RIES que objetiva mapear a produção científica no âmbito da educação superior no RS. Nesse recorte apresentam-se os dados atinentes às dissertações e teses que foram produzidas nos Programas de Pós-Graduação de Educação das Universidades gaúchas, no período de 1995 a 2005. Os dados evidenciaram movimentos e a distribuição temporal das produções, bem como a concentração de determinados temas em função das Linhas de Pesquisa dos Programas, do histórico dos mesmos e da dimensão e localização da universidade. Percebeu-se influências, também, das tendências metodológicas e temáticas da área, bem como das políticas publicas da educação. As categorias foram construídas pelo Grupo de Pesquisa a partir da constância das temáticas nas dissertações e teses da área da educação.

Palavras-chave : Educação Superior; Produção Científica; Cursos de Pós-graduação em Educação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )