SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue03Avaliando a educação superior como tema de estudo: um olhar sobre as dissertações e teses produzidas no RSO preconceito em uma instituição de nível superior: um estudo sobre o processo de ocupação de vagas remanescentes na Universidade Federal do Paraná author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior (Campinas)

Print version ISSN 1414-4077

Abstract

REINERT, José Nilson  and  SOMENSI, Neura Fazolo. Fatores relevantes na elaboração de uma dissertação de mestrado. Avaliação (Campinas) [online]. 2006, vol.11, n.03, pp.131-152. ISSN 1414-4077.

O objetivo deste trabalho foi identificar os fatores mais relevantes para a elaboração de uma dissertação, razão principal de todo um processo de pesquisa para o qual deve estar voltado um curso de mestrado. O presente trabalho está baseado nas informações de uma dissertação de mestrado elaborada no Curso de Mestrado em Administração (CPGA) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Nesta dissertação, foram analisadas respostas de um questionário contendo perguntas abertas destinadas a uma população de egressos do curso acima citado, do ano de 2004. A pesquisa caracterizou-se como qualitativa, de natureza exploratória e indutiva. As respostas do questionário foram analisadas mediante a técnica de análise de conteúdo. Pode-se concluir, da pesquisa que, o orientador, as experiências pessoais do estudante e os professores foram os fatores mais relevantes necessários à elaboração da dissertação de mestrado.

Keywords : Dissertação de Mestrado; Pesquisa; Educação; Universidade.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )